terça-feira, 1 de agosto de 2017

Intercâmbio

Olá..

Seguindo a solicitação de nosso colaborador, hoje começaremos a falar sobre INTERCÂMBIO, o que é, como pode solicitado, quando poder ser solicitado, tem bolsa?, não tem bolsa, te reconhecimento? tudo isso e mais um pouco.

O Intercâmbio.

O intercâmbio começou a muito tempo atras, lá quando os dinossauros andavam sobre a terra.
Um intercâmbio não é apenas o estudante ficar um tempo em outra instituição, seja ela nacional ou estrangeira, mas trata da troca de conhecimento, da informação, o conhecimento e vivência em outra cultura, do ganho de experiência pessoal e profissional do individuo.
Em nossa universidade sempre houve o intercâmbio, não nos moldes de hoje, mas tinha, quando fundaram a Escola Paulista de Medicina  já havia essa troca nos corredores da escola, e até os dias de hoje, temos alunos, pesquisadores estrangeiros percorrendo os corredores de nossa universidade.
O intercâmbio tem regras diferentes para a graduação e para a pós-graduação.
A UNIFESP por ser uma universidade pública não conta com verba para intercâmbio, por outro lado a SRI sempre busca parceria para conseguir uma bolsa ou um programa que possa ajudar os estudantes.

O Intercâmbio na graduação.

A SRI juntamente com a PROGRAD, criaram algumas regras para a realização de um período de estudo.

Na página da PROGRAD contém uma informação sobre intercâmbio:
http://www.unifesp.br/reitoria/prograd/ensino-menu/mobilidade-academica-sub-ensino/intercambio-internacional

Lembramos que o Governo Federal acabou com o "Programa Ciências sem Fronteiras" esse programa dava ao estudante a oportunidade de estudar por um período de até 12 meses, com todas as despesas pagas, algo totalmente diferente das oportunidades até então disponíveis.
Esperamos que em breve seja lançado outro programa como este de intercâmbio.
Mas a vida continua, temos na UNIFESP os programas Santander Universidades, esses programas são bolsas de estudos para um período de seis meses no exterior, mas aviso, o valor das bolsas são parciais, ou seja, não cobre os custos totais.
Dentre os programas há as Bolsas Luso Brasileiras que são bolsas para intercâmbio com universidades portuguesas. Outro programa são as Bolsas Ibero-Americanas que destina bolsas para as universidades de língua espanhola. O programa Fórmula Santander também destina bolsas para as universidades espanholas, o que diferencia as bolsas são os valores custeados para cada bolsa.
O Santander proporciona aos estudantes um programa de aperfeiçoamento de língua chamado Top Espanha, esse programa leva o estudante para aprender língua e cultura espanhola por três semanas com tudo pago pelo banco.

E a última modalidade disponível na UNIFESP é o Edital Conjunto, é um edital publicado em parceria com a PROGRAD que contém as universidades que temos convênio, esse edital está disponível na nossa página.

Benefícios do Intercâmbio

O estudante que realiza um período de estudos sob a proteção de um acordo, tem suas matérias analisadas e  creditadas em seu histórico escolar.
O estudante não precisa trancar sua matrícula, sua situação na UNIFESP fica em "MOBILIDADE".
E quando voltar de seu período de estudos o aluno termina seu curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela msg.