quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Intercâmbio na Pós-Graduação

Continuando ...
O intercâmbio na Pós-Graduação é um pouco diferente.
O estudante/pesquisador não participa diretamente a um edital, mas tem que seguir as regras dos programas e da própria Pós-Graduação.
Na Pós-Graduação cada programa tem suas regras para esse período de estudos, cada programa tem um calendário que o aluno pode realizar seus estudos no estrangeiro.
Como vemos, a página da Pós-Graduação é parecida com a da Prograd, porém trás informações básicas ao aluno.


http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/internacional/apresentacao

Ao entrar nesta página o estudante pode verificar quais acordos a Pós-graduação tem em vigência.


COTUTELA

Você sabia que pode fazer uma Cotutela no seu doutorado?

Vamos lá, sei que muitos doutorando não tem ideia que pode fazer uma Cotutela de estudos.
A Cotutela de Tese é uma modalidade que permite ao doutorando realizar sua Tese sob a responsabilidade (orientação) conjunta de dois orientadores, um aqui na UNIFESP e o outro no instituição estrangeira. Ambos exercem sua competência conjuntamente em relação ao estudante e a pesquisa desenvolvida, o estudante deve permanecer nas duas instituições por períodos equivalentes, ele deve estar matriculado nas duas instituições. A Tese é defendida uma única vez, ou na UNIFESP ou na instituição estrangeira e são atribuídos aos estudante o diploma de Doutorado das duas instituições. Mas para que isso ocorra deve ser assinado um Acordo entre as instituições e a Cotutela é especifica para cada doutorando.

As regras para realização de uma Cotutela estão na página da Pós-Graduação.


Como disse no começo o intercâmbio na Pós-Graduação tem regras diferentes e os estudantes tem varias bolsas disponíveis nas agencias de fomento como a CAPES , o CNPq ou a FAPESP cada qual com suas regras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela msg.