quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O que aproveitei do Top Espanha 2017

O que aproveitei do Top Espanha 2017.

Como disse em uma postagem anterior, um intercâmbio é muito enriquecedor na vida de uma pessoa.
O Programa Top Espanha do Santander Universidades é tudo de bom para aperfeiçoamento da língua espanhola, são três semanas inteiras emerso na língua, na cultura, e o mais importante tudo isso na Universidade de Salamanca uma das mais importantes da Europa, que no ano que vem ira fazer 800 anos de existência.
Vamos publicar os relatórios de nossos estudantes que participaram dessa última edição, a viagem foi entre os dias 30 de junho a 22 de julho.

Relato de Intercâmbio- Top España 2017 - Intercâmbio Santander
Bolsista Diogo dos Santos Silva
A oportunidade de conhecer uma nova cultura, um novo povo, uma nova cidade, um novo país é um sonho… Essa foi a oportunidade que tivemos, nós bolsistas do Intercâmbio Santander- Universidades, TOP ESPAÑA 2017. Obter esta bolsa foi fundamental para minha formação como estudante de Letras-Espanhol pois pude não só aprimorar o meu desempenho linguístico na língua, mas também aproximar-me da realidade sociocultural e histórica do berço da língua que escolhi para ensinar. Nesse sentido, ser um dos contemplados com a bolsa de estudos de três semanas na Espanha com estada e alimentação totalmente custeadas pelo banco Santander e ademais um curso de Língua e Cultura Espanholas (no meu caso, avançado), o Top España foi de suma importância, pois fazendo o curso e visitando os seus museus e monumentos, pude conhecer e aprofundar o meu conhecimento do mundo hispânico em uma das universidades e cidades mais antigas da Europa, Salamanca, com mais de 800 anos de história.
A experiência de um intercâmbio ao longo da graduação fez com que percebesse a importância das políticas de internacionalização da universidade e como nós estudantes fomos privilegiados ao conseguir uma oportunidade como essa. Ao passar das três semanas, refletimos sobre como foi essencial tal experiência poder estar em contato com uma língua e uma cultura diferente foi fenomenal e como isso nos enriquece tanto como indivíduo e como profissional.
Portanto poder caminhar, inspirar-se e estudar nos mesmos lugares que grandes escritores, gramáticos e pensadores do mundo espanhol como Fray Luis de León, Antonio de Nebrija, Miguel de Unamuno, entre outros, significou adquirir para o futuro profissional e acadêmico a identidade hispânica que tanto um professor de língua estrangeira necessita para motivar e transmitir conhecimentos aos seus discentes.

Biblioteca USAL

                            Relato de Intercâmbio- Top España 2017 - Intercâmbio Santander
Catherine de Souza Bonesso

Fui bolsista do programa TOP España do Santander Universidades no período de 01 a 22 de julho de 2017. Fui para Salamanca, Espanha, acompanhada de três colegas e uma professora da UNIFESP, para fazer o curso de verão de língua e cultura espanholas oferecido pela Universidad de Salamanca.
Durante todo o período do intercâmbio, tivemos apoio e suporte da equipe do Santander e de nossa professora. As instalações do alojamento eram confortáveis e supriam nossas necessidades. Desde o início, a universidade esclareceu nossas dúvidas quanto ao funcionamento do curso e resolveu quaisquer problemas que tivemos com prontidão.
O curso foi muito proveitoso para todos. Uma situação de imersão no idioma e na cultura de um país estrangeiro favorece muito a aprendizagem. Como estudante de Letras, pude observar melhor como se dá a aquisição de um idioma nesse contexto, e constatar a importância da cultura tanto para o aprendiz, quanto para o falante nativo. Além das aulas, pude aprender também no dia-a-dia, com o convívio com as pessoas nas ruas e no alojamento. Foi uma oportunidade de reconhecer, na prática, o que havia estudado sobre aprendizagem de língua estrangeira nas aulas de licenciatura. Ademais, pude aprimorar meus conhecimentos da gramática da língua espanhola e aprender mais sobre a cultura daquele país durante as aulas.
Para além das aulas, a própria universidade oferece excursões e visitas guiadas que acrescentam ainda mais à bagagem cultural adquirida. Pude conhecer as cidades de Toledo e Lisboa, nas quais tive contato com monumentos que marcaram a história da Europa. Também pude conhecer mais sobre a história da cidade de Salamanca e sua universidade, que completará 800 anos em 2018, através de visitas com guias qualificados e com muito conhecimento.
Felizmente, não precisei utilizar os serviços do seguro saúde oferecido pelo Santander, mas alguns colegas passaram mal e foram muito bem assistidos pela equipe de professores, que os acompanhou ao hospital resolveu suas queixas da melhor forma possível.
A aprendizagem que obtive durante o intercâmbio para a Espanha será muito proveitosa, tanto para minha carreira acadêmica, quanto para minha vida pessoal. As amizades que fiz e as pessoas que conheci estarão eternamente em minhas lembranças. Os conhecimentos adquiridos nas aulas e na imersão cultural poderão colaborar para minha vida profissional de diversas maneiras. A experiência do intercâmbio acrescentou muitas coisas à minha vida e me ajudou a amadurecer enquanto aprendia. Sou muito grata ao banco Santander e à UNIFESP pela oportunidade, e espero ter atendido às expectativas dos que me proporcionaram tamanho privilégio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela msg.